NOTA DE APOIO AO SISTEMA S
A Associação Comercial e Industrial de Santo Ângelo (ACISA) vem através desta nota deixar o seu apoio ao Sistema S, que deve sofrer corte de recursos pelo Governo Federal. Sabe-se da importância das instituições (SESI, SENAI, SENAR, SEBRAE, SESC e SENAC) para a população, através dos serviços que são oferecidos nas diversas áreas, como na saúde, educação e esportes. Além disso, é sabido que os recursos para o desenvolvimento do trabalho dessas instituições são repassados por contribuições financeiras das empresas privadas. Nosso apoio deve-se ao fato de evitar que o desenvolvimento e o crescimento de nosso país sejam ainda mais prejudicados com medidas de restrição como ao SISTEMA S.
Confira a o pronunciamento do presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller, sobre a mobilização do SESI e SENAI frente ao corte de recursos:
“Recebemos a notícia de que o Governo Federal estaria engendrando a redução do repasse de recursos do sistema SENAI e SESI. Não podemos acreditar nessa hipótese, pois esses recursos são recolhidos pelas nossas empresas associadas, são as indústrias do Rio Grande do Sul que recolhem essas contribuições, tanto o SESI como o SENAI de tal forma que esses recursos tem feito com que nós tenhamos instituições muito bem organizadas e administradas e instituições que realmente estão dando certo. A redução desses recursos como estão pretendendo vai diminuir muito a nossa possibilidade de treinar pessoas, os nossos jovens das nossas escolas do SENAI, as questões que nós oferecemos através do SESI em educação, em saúde, em esportes, enfim, todas as nossas atividades que são muito bem conhecidas por toda a nossa sociedade. Portanto, não nos compete simplesmente negociar, nos compete é defender o interesse não só da indústria, mas principalmente dos nossos alunos, das nossas entidades, do nosso ensino profissional para que a indústria brasileira possa continuar crescendo. Eu apelo para que todos entendam o mínimo das questões que até hoje o SESI e o SENAI tem desempenhado no Rio Grande do Sul e entendem que nós precisamos realmente fazer algo para que isso não aconteça”. https://www.youtube.com/watch?v=spdnbRiRfBc&feature=youtu.be
Abaixo, segue nota da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo:
“A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) vê com extrema preocupação os movimentos do presidente da CNI, Robson Andrade, para aceitar supostos acordos com o governo em que o SESI e o SENAI abririam mão de recursos que custeiam seus importantes serviços. Consideramos ser nossa obrigação defender nossos alunos, seus familiares, professores, funcionários, atletas e artistas do SESI e do SENAI, assim como os trabalhadores da indústria e os importantes serviços que essas entidades prestam à sociedade brasileira. O SESI e o SENAI são reconhecidos por sua eficiência e pelo ensino de qualidade que prestam a milhões de alunos de todo o país. Se concordarmos com essas iniciativas, estaremos sacrificando os melhores investimentos. Os investimentos nas pessoas. Repudiamos, portanto, supostos acordos e esperamos o apoio dos companheiros das federações da indústria, do comércio, do transporte e da agricultura de todo o país para manter a integridade dos importantes serviços que o Sistema S presta ao Brasil. http://www.pauloskafoficial.com.br/noticias/nota-oficial-sesi-e-senai/#sthash.wRxApLSP.dpuf.