ACISA em 2016
O ano de 2016 foi marcado por vários eventos em nosso país e região. Para a ACISA, o ano que está acabando foi marcado por muitas parcerias, apoios, eventos de representatividade na comunidade, entre outros. Com 87 anos de história e trabalhando para o desenvolvimento de Santo Ângelo, a ACISA, a cada ano que passa, participa de diferentes ações, sempre preocupada com o crescimento econômico e por consequência a melhoria social da cidade.
No início do ano, no mês de janeiro, a entidade se posicionou sobre a nova regra do ICMS e seus impactos no e-commerce. “Esta nova regra do ICMS sobre e-commerce inviabilizará várias Lojas Online em nossa região, causando reflexos diretos no desenvolvimento e crescimento econômico regional. Estas empresas buscam através do e-commerce ampliar suas vendas para outras regiões do país. Além do e-commerce, serão impactadas empresas que vendem produtos por meio de comissão, onde, por exemplo, uma fábrica efetua a venda diretamente ao cliente final em outro estado”.
Além dos fortes impactos no e-commerce, outro assunto discutido foi a “produção industrial brasileira”, que fechou 2015 com queda acumulada de 8,3%, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro. Em Santo Ângelo, não foram registradas grandes variações na indústria. De acordo com dados de Anderson Filipin Romero, vice-presidente da Associação Comercial Industrial de Santo Ângelo (ACISA), no município, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados (Caged), a diferença em percentual entre demissões e contratações na indústria não é significativa.
Juntamente com o CDL e Sindilojas Missões, a entidade coordenou e participou de inúmeros eventos, entre eles a Páscoa Missioneira, que visa o fortalecimento das empresas locais, oferecendo oportunidades de compras ao público consumidor. Além disso, o evento se sobressai como uma grande oportunidade de negócios durante a semana que antecede o domingo de Páscoa, e, também, posterior a ela, estendendo as promoções e valorizando o que Santo Ângelo tem de melhor: a qualidade dos produtos ofertados pelo comércio e serviços.
A ACISA teve também um papel fundamental no apoio às diversas manifestações que ocorreram durante o ano, ressaltando sempre a finalidade de apoiar eventos de causa justa, pacífica, ordeira e apartidária. Juntamente com as demais entidades patronais do município, demonstrou através de notas na imprensa, a importância desses eventos, pois também se preocupa com a falta de expectativa no avanço e geração de renda, empregos e desenvolvimento econômico a nível federal e estadual.
Já no mês de abril, foi eleita a nova diretoria da ACISA, gestão 2016 – 2018, que tem a frente o empresário Douglas Ciechowiez. Em seu pronunciamento, Douglas destacou que juntamente com sua equipe de diretoria, dará continuidade aos trabalhos iniciados na gestão anterior e que, com muita união e esforço será possível fazer a ACISA ainda maior e mais forte. “Uma entidade que possui 87 anos e faz parte de todo o processo evolutivo do município, que por tantas vezes, foi parte fundamental das mudanças positivas que aqui ocorreram. Nestes próximos dois anos, pretendemos trazer novidades e serviços aos associados, e acima de tudo, representá-los, afinal, este é o papel principal desta entidade: defender os interesses e anseios de nosso associado. Formamos um grupo de pessoas com ideias convergentes e princípios de desenvolvimento. Por isso, avante Santo Ângelo, juntos seremos protagonistas da história e não meros espectadores”, ressaltou.
Como um dos compromissos assumidos, a ACISA realizou durante o ano de 2016, duas edições do Café & Negócios. No primeiro, a entidade recebeu Simone Leite, Presidente da Federasul, que abordou o tema “Desenvolvimento Regional”. Já o segundo Café & Negócios contou com a participação do sócio fundador da Gráfica Rex, José Luiz Lermen, com o tema “Do sonho à realidade: Uma história empreendedora”.
A Associação Comercial, Cultural, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santo Ângelo – ACISA lançou também a campanha, “Indique um sócio e ganhe uma mensalidade”, que tem como objetivo aumentar o quadro associativo e buscar novos benefícios globais a todos os sócios, além, é claro, de promover o associativismo e representatividade da classe. A campanha ainda está valendo!
A entidade promoveu no mês de junho, um encontro com as Associações Comerciais e Industriais (ACIs) dos municípios de Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Giruá, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões e Cruz Alta juntamente com a presidente da Federasul, Simone Leite e o vice-presidente, Rodrigo Fernandes de Souza Costa.
No mês de julho, uma comitiva gaúcha esteve em Brasília para participar de reunião com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. O encontro aconteceu na sede do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e contou com a presença do Presidente da Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn; do Deputado Federal, Cajar Nardes; do Vereador de Santo Ângelo, André Marques, do Presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, do Tesoureiro da ACISA, Valmir Parnoff e do Assessor Parlamentar da Federação, José Otávio Rodrigues.
Em parceria com ACISA, CDL e SINDILOJAS e contando com o apoio da MULTICELL, o Sétimo Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar de Santo Ângelo passou a receber informações por meio do aplicativo WhatsApp. O número é (55) 99919-0190, ou seja, de fácil gravação, 999 190 190. O programa é mais um canal de comunicação para receber denúncias e está à disposição de toda a população.
As entidades – ACISA, CDL e Sindilojas promoveram também no mês de setembro, encontros com os candidatos a prefeito de Santo Ângelo. Foram eleitos doze temas que foram apresentados aos candidatos. Durante quatro noites, um grande público prestigiou os candidatos e puderam ouvir algumas de suas propostas.
A entidade lançou ainda, o aplicativo AGIPAG. Uma carteira digital que pode ser baixada em qualquer aparelho celular sem custo algum. Com ele é possível fazer pagamentos de débitos de forma instantânea. Aqueles que recebem os valores e não possuem o cadastro no aplicativo, basta aceitar a transferência e fazer um rápido cadastro para gerar uma senha e obter acesso ao aplicativo.
Parcerias com instituições bancárias (Banrisul, Sicredi e Unicred), de ensino (IESA e Instituto Federal Farroupilha), Brigada Militar e Unimed, foram alguns dos projetos que deram certo, além de beneficiar os associados e seus funcionários.
A concretização do Aeroporto Regional de Santo Ângelo mereceu destaque da ACISA. Muito foi avançado em 2015 e 2016, através do grupo de trabalho formado por empresários locais. Esse tema certamente será finalizado no início do próximo ano.
A ACISA esteve atenta nos últimos meses às questões do Sindicato local quanto à restrição na abertura dos supermercados aos domingos. O mesmo ocorreu nas negociações com o horário de Natal, pois a entidade entende que essas ações afetam diretamente na geração de emprego e renda.
Para finalizar o ano, a entidade é uma das promotoras do Natal Cidade dos Anjos. Com uma extensa programação, o evento segue até o dia 31 de dezembro, na Praça Pinheiro Machado, Centro Histórico.
Para o presidente da ACISA, Douglas Ciechowiez “o ano de 2016 foi desafiador, tivemos vários problemas estruturais pelo país afora e regionalmente não foi diferente, enfrentamos uma crise econômica muito forte e ancorada, infelizmente, pela classe política, que independente de partidos políticos, tomaram rumos desastrosos com relação a investimentos e mau uso do dinheiro público. Mais uma vez os empresários comprovaram o porquê resolveram montar um negócio, porque tem coragem, afinal, se já não bastasse todos os problemas que um negócio próprio traz consigo, ainda ter que “pagar a conta dos outros” é um desafio e tanto. Acredito que em 2017 iniciaremos a retomada do crescimento, medidas importantes estão sendo tomadas para que se estanque a sangria do dinheiro público. Torço para que nossos representantes políticos comecem a pensar mais em quem realmente gera impostos e empregos, consequentemente na população, e menos em benefícios próprios. Com relação a ACISA, grandes projetos nos esperam em 2017 e espero contar com o apoio de nossos associados e de todos que querem o verdadeiro crescimento de nosso município”, destacou.
Desejos de boas festas e que 2017 seja sinônimo de sucesso para todos!