Adiamento do Leilão dos Aeroportos Sepé Tiaraju e Lauro Kortz é Anunciado pelo Governo do Estado
Nesta quarta-feira (12/6), o governo do Estado publicou no Diário Oficial o adiamento do leilão da parceria público-privada (PPP) dos aeroportos Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo. O certame, originalmente marcado para 20 de junho, foi reprogramado para o dia 1º de agosto, às 14h, na B3, em São Paulo. Os interessados deverão entregar os envelopes com suas propostas no dia 25 de julho, das 9h às 12h.
A decisão de adiamento foi motivada pela recente enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, impactando o andamento de vários processos do Executivo estadual. Além disso, atendeu a solicitações dos participantes interessados no leilão. “O adiamento reflete o interesse despertado pela PPP e a necessidade de assegurar que todos tenham as condições adequadas para uma participação informada e competitiva”, afirmou o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi. “Estamos otimistas com a possibilidade de recebimento de propostas de empresas qualificadas, que contribuirão para o desenvolvimento e a modernização da infraestrutura aeroportuária do Estado.”
O presidente da ACISA, Mauro Tschiedel, destacou a importância de uma concorrência bem embasada para o sucesso do leilão. “Uma concorrência bem embasada, que sirva como exemplo de sucesso para o Brasil, é o que nosso aeroporto merece”, afirmou Tschiedel. “Estamos confiantes de que este adiamento permitirá a participação de empresas realmente capacitadas, garantindo uma gestão eficiente e investimentos necessários para a qualificação de nossa infraestrutura.”
A PPP prevê que o consórcio vencedor será aquele que oferecer o maior desconto no aporte público, assumindo a gestão dos terminais por 30 anos e investindo mais de R$ 101 milhões para melhorar a infraestrutura e operação dos aeroportos. Este investimento é essencial para elevar os padrões de qualidade e atender às crescentes demandas regionais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico do Estado.