Representantes da ACISA e Federasul acompanham de perto processo de homologação do edital dos aeroportos
Em 06 de fevereiro de 2024, o presidente da ACISA, Mauro Tschiedel, e o vice-presidente da Federasul, Douglas Winter Ciechowiez, estiveram presentes para acompanhar os votos dos conselheiros da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS), na audiência de homologação do edital de concessão dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo.
A audiência virtual promovida pela AGERGS ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2024 às 14h00min e contou com a participação de especialistas em regulação, representantes das regiões de Passo Fundo e Santo Ângelo, bem como autoridades, para discutir os aspectos técnicos, econômicos e sociais envolvidos na concessão dos aeroportos de Santo Ângelo e Passo Fundo, com o objetivo de analisar a homologação do edital de concessão.
Durante a audiência, foram lidos os votos dos conselheiros, que levaram em consideração temas como a qualidade dos serviços aeroportuários, a viabilidade econômica do modelo de concessão proposto e os potenciais impactos para as regiões de Passo Fundo e Santo Ângelo.
Na visão do vice-presidente da Federasul, Douglas Winter Ciechowiez, “a participação ativa da ACISA e da Federasul evidencia o compromisso dessas entidades em representar os interesses não só da comunidade empresarial como também a população em geral, e garantir que o processo de concessão seja conduzido de maneira transparente e responsável”.
Ao final, os conselheiros da AGERGS aprovaram a homologação do edital de concessão de forma unânime. Essa colaboração entre instituições públicas e privadas é essencial para assegurar que a concessão dos aeroportos beneficie verdadeiramente a economia e a sociedade das regiões envolvidas.
Conforme o Secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, “a próxima etapa está marcada para quinta-feira, 08/02, com a reunião do Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do RS. Será aprovada a modelagem final do projeto e autorizada a publicação do edital.”