Projeto de ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju na fase final
Segue intensa a mobilização pela liberação dos recursos que vão viabilizar o projeto de ampliação e modernização do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju. Durante reunião realizada na última semana, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo, lideranças e entidades locais elaboraram documento para solicitar apoio à bancada gaúcha no Distrito Federal.
Conforme explicou o vereador Vinícius Makvitz, requerente da reunião, a mobilização é para que o investimento, já destinado às melhorias no Aeroporto local, seja desbloqueado assim que o projeto for finalizado pela Secretaria de Aviação Civil – SAC. A expectativa, de acordo com o edital, é que isso ocorra até o início do mês de abril.
“Nosso objetivo é reiterar que o município e toda a macro região estão unidos pela ampliação do Aeroporto Sepé Tiaraju. Com isso, estaremos contatando lideranças federais para que exerçam pressão junto à União e, assim, o recurso seja liderado para o início das obras”, explicou Makvitz.
Na ocasião, o presidente da ACISA, Douglas Ciechowiez, apresentou uma prévia do que seria o projeto de ampliação, já que o projeto oficial está em fase de finalização e deverá ser entregue nos próximos 15 dias. “A ACISA está em contato permanente com as autoridades e com os representantes políticos do Estado para que tudo ocorra dentro dos conformes e que possamos contar ainda este ano com o início das obras”, destacou.
AMPLIAÇÃO AUTORIZADA PELA FEPAM
Na última semana, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença de instalação para a ampliação do Aeroporto Sepé Tiaraju. O documento autoriza a Secretaria dos Transportes a iniciar as obras de construção do novo terminal de passageiros. A licença também prevê a construção de uma sessão contra incêndios e um estacionamento.
Com isso, o aeroporto terá seu porte ampliado em 66,7 mil metros quadrados. A execução do projeto também permitirá o pouso e a decolagem de aviões de maior porte.
APOIO DA BANCADA GAÚCHA
À bancada gaúcha no Distrito Federal, Santo Ângelo e região estarão encaminhando documento no qual são reiterados os benefícios que a obra proporcionará à população regional. O ofício destaca, ainda, o apoio dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs), de entidades de classe, instituições de ensino, empresários e lideranças.
Além disso, uma comitiva deve ir até Brasília nos próximos dias a fim de finalizar o processo de descontingenciamento do recurso. A expectativa é de que, inicialmente, sejam liberados R$ 16 milhões para investimento no Aeroporto Regional.
PRESENÇAS
Participaram da reunião o Presidente da ACISA, Douglas Ciechowiez, o Presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo de Oliveira, assim como os vereadores Vinícius Makvitz, Adolar Queiroz, Dionísio Faganello, Ademir Queiroz, Maurício Loureiro e Pedro Waszkiewicz. Também colaboraram com o debate o Secretário de Indústria e Comércio, João Baptista, senhor Osvaldino Lucca – representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, senhor Jonas Realdi – Coordenador da Secretaria de Turismo e Esportes, Diomar Formenton – Presidente do COMUDE, Gilberto Pacheco – Diretor da URI Santo Ângelo, Paulo Dalla Porta – Presidente do Aeroclube Santo Ângelo, Gilberto Aiolfi – Presidente do Sindilojas, Viviane Obadoski – Presidente da CDL e Rosane Pagno – Diretora do IFFarroupilha.
Fonte: Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.