ACISA expressa preocupação com proposta de aumento salarial de Prefeitos, Vereadores e Secretários
A ACISA manifesta sua preocupação com a recente proposta de aumento dos salários de prefeitos, vereadores e secretários municipais. Embora reconheçamos a importância do trabalho desempenhado por esses cargos públicos, acreditamos que o momento escolhido para tal medida é inoportuno e pode gerar impactos negativos em nossa comunidade.
Vivemos um período de desafios econômicos significativos, com empresas, cidadãos e entes públicos enfrentando dificuldades financeiras e incertezas quanto ao futuro, especialmente devido às enchentes que assolaram nosso estado, tanto isto é preocupante que os prefeitos pedem ao governo federal recomposições do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que está sendo afetado com a redução da arrecadação.
Nesse contexto, entendemos que as lideranças políticas deveriam dar o exemplo, promovendo a austeridade e o compromisso com o bem comum, otimizando os investimentos. A remuneração desses cargos, especialmente em momentos de crise, deve ser discutida com cautela, transparência e ampla participação da sociedade civil.
Contudo, reconhecemos que o aumento dos salários dos secretários municipais, considerando as responsabilidades e a complexidade das funções que desempenham, poderia ser um caminho interessante, desde que feito de maneira transparente e justificada, e que os cargos sejam ocupados por profissionais com alta capacidade técnica. É crucial que essas decisões sejam tomadas com ampla discussão e envolvimento da sociedade, garantindo a compreensão e o apoio da comunidade.
A ACISA reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de nossa região e defende que quaisquer decisões de impacto financeiro sejam tomadas com responsabilidade e sensibilidade à realidade vivida por nossos empresários e cidadãos.
Seguimos à disposição para contribuir com o diálogo e a construção de soluções que beneficiem toda a nossa comunidade.
Mauro Tschiedel – Presidente da ACISA