Aeroporto Regional Sepé Tiaraju: Terminal provisório será licitado nesta semana
Na tarde de quarta-feira, 02 de março, o Prefeito Municipal de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, anunciou que a obra do terminal provisório de passageiros do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, será licitada nos próximos dias.
A reunião realizada no Gabinete do Prefeito contou com a presença do Presidente da ACISA, Felipe Fontana; do vice-presidente da entidade, Mauro Tschiedel; do vice-presidente regional da Federasul, Douglas Ciechowiez; do presidente da AMM, Vereadores, Secretários Municipais, presidente das entidades e demais autoridades.
A obra está estimada em R$ 660 mil e o investimento será realizado pelo Governo Municipal, com aporte de recursos próprios e valor de R$ 300 mil obtido por meio de emenda do Deputado Federal Ubiratan Sanderson. O projeto foi finalizado no fim de semana e o processo licitatório deverá ser aberto nos próximos dias.
A obra do terminal provisório é uma necessidade para que a GOL possa iniciar a operação dos voos para São Paulo no início do mês de julho. A companhia usará jatos Boeing 737-300, com capacidade para 148 lugares, por isso a necessidade da ampliação do terminal de passageiros.
Diante da demora do Estado em responder às exigências, o prefeito Jacques Barbosa comprometeu-se que o Governo Municipal de Santo Ângelo irá realizar a obra do terminal provisório, mas dependia da elaboração do projeto.
Outra situação que precisa ser resolvida até julho é da área de segurança de fim da pista, a chamada Resa (sigla em inglês). Trata-se de uma área de compactação de terra numa das cabeceiras. Essa obra também é de responsabilidade do Estado, mas também existe a possibilidade de que o Município e a Associação dos Municípios das Missões (AMM) tenham que aportar recursos para que seja realizada e não comprometa o início dos voos.
Segundo o presidente da ACISA, Felipe Fontana, “a construção do terminal provisório é um grande passo para a expansão do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, propiciando para nossa cidade receber aeronaves maiores que irão conectar as Missões ao mundo em algumas horas.” Felipe ressalta ainda que esse trabalho é fruto de uma união de várias lideranças empresariais e políticas que querem fazer acontecer e trazer cada vez mais desenvolvimento a toda uma macro região. “Estamos fazendo história. Parabéns a todos os envolvidos,” finaliza.
Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Ângelo / Texto: Hogue Dorneles / Foto: Fernando Gomes