Região das Missões apresenta melhora nos indicadores e passa para a Bandeira Laranja
Com a melhora dos indicadores nos últimos dias, a Região das Missões (R11) foi classificada na Bandeira Laranja, no mapa referente ao Distanciamento Controlado, de acordo com a divulgação feita pelo Governador na última sexta-feira, 11 de setembro.
Na 19ª semana do Distanciamento Controlado, o mapa preliminar traz sete regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para Covid-19). As outras 14 regiões estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). Em todo o Rio Grande do Sul, houve queda em alguns indicadores, como hospitalizações (-7%) e internados em leitos clínicos (-14%). Ocorreu também estabilização no número de leitos livres.
Desde a 14ª rodada está vigente o modelo de cogestão, no qual as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior. Para tanto, precisam elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.
Vale lembrar, que independente da bandeira em vigor, as medidas preventivas e o distanciamento social devem ser mantidos, com o uso obrigatório de máscara e álcool em gel e evitar aglomerações.
Mais informações podem ser obtidas no site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.