Governador anuncia Bandeira Laranja para a Região Missioneira após revisão dos casos de Covid-19
O Governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou na tarde desta terça-feira, 16 de junho, que a cidade de Santo Ângelo e os municípios que integram a região das Missões devem permanecer com bandeira laranja durante essa semana, no combate ao coronavírus.
O anúncio da mudança para a bandeira vermelha, no último sábado, 13 de junho, causou surpresa a toda a comunidade que integra os municípios da região.
Com a bandeira vermelha, todo o comércio e vários outros setores que fazem a roda da economia girar nos municípios seriam fechados. A diretoria da ACISA, ainda durante o final de semana, buscou informações sobre o cálculo e as fórmulas usadas para definir a divisão de bandeiras no estado. A entidade, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal identificaram erros nas planilhas e enviaram, ainda no final de semana, o ofício solicitando a revisão dos dados.
Após longas tratativas dos Prefeitos da região, juntamente com a ACISA e demais entidades empresariais, e a revisão e apresentação dos novos números dos casos positivos ao Covid-19 na região, o Governo recuou e manteve a bandeira laranja até o final desta semana.
Sendo assim, toda a região das Missões segue por mais uma semana com bandeira laranja e todo o comércio poderá funcionar normalmente, respeitando as orientações das autoridades de saúde com a higienização e demais cuidados nos estabelecimentos.
A orientação das autoridades juntamente com a ACISA é de que a comunidade em geral se conscientize e redobre os cuidados para mantermos a bandeira laranja e não corrermos o risco de entrar para a bandeira vermelha já no próximo final de semana.
Além disso, a entidade irá desenvolver, juntamente com a Prefeitura Municipal, um método para monitorar os dados em tempo real para não ocorrer novas surpresas nos próximos dias.
A ACISA entende ainda que o fechamento do comércio não irá resolver e combater o avanço da epidemia nas cidades. Segundo o presidente da entidade, Felipe Fontana, “é necessário mais investimentos em saúde, leitos e UTIs, inclusive nas cidades da região, principalmente nos hospitais de referência. Temos certeza que nossos empresários estão fazendo o possível e tomando todos os cuidados necessários. Precisamos da colaboração de todos para seguirmos com as portas abertas e seguros”.
As novas bandeiras e os respectivos protocolos que regram o funcionamento das atividades econômicas são válidas até o próximo domingo, 21 de junho. A cada semana, as bandeiras serão atualizadas pelo Governo do Estado para cada região separadamente.