Fórum Rio Grande em Transformação reuniu autoridades e empresários na ACISA
Com o objetivo de mapear 10 macro-oportunidades de cada região do Estado, foi realizado na noite da última quinta-feira, 16 de maio, o Fórum O Rio Grande em Transformação. O evento criado e promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) aconteceu na ACISA e reuniu empresários, autoridades, empreendedores e estudantes das Missões e Fronteira Noroeste.
Participaram do encontro, a Presidente da Federasul, Simone Leite; os Vice-presidentes Rodrigo Souza Costa, Paulo Fritzen, Fernando Marchet e Rafael Goelzer; o presidente da ACISA, Douglas Ciechowiez, o Vice-Presidente Regional Fronteira Noroeste, Rubi Artus e das Missões, Felipe Fontana. Presidentes e representantes das ACI´s de Giruá, Horizontina, Santa Rosa, Santo Cristo, São Miguel das Missões, Ijuí, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Três de Maio, Crissiumal e Tenente Portela, além das lideranças regionais e municipais.
Após a abertura oficial do Fórum, o vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer, apresentou o projeto para as lideranças locais, os dados estatísticos, econômicos e sociais da região, demonstrando números dos mais variados setores.
Na sequência, foi à vez do vice-presidente e coordenador da Divisão de Economia da Federasul, Fernando Marchet abordar o tema “as Perspectivas Econômicas do RS e do Brasil”. Marchet destacou e demonstrou abertamente o que está afetando diretamente a economia. Ao mesmo tempo, demonstrou otimismo com o futuro, desde que se entenda que as reformas são questões de estado e não questões partidárias.
E para finalizar, a presidente da Federasul abordou o tema“Um Olhar Sobre o Novo Tempo”. Em sua fala, a presidente da Federasul destacou a importância da aprovação da Reforma da Previdência. “A aprovação dessa reforma é extremamente necessária e urgente para o destravamento do país”. A Federasul tem trabalhado juntamente com suas filiadas na discussão do tema da reforma para demonstrar os números de fato e o que isso acarreta para o futuro da população.
Para o presidente da ACISA Missões, Douglas Ciechowiez, “o Fórum proposto pela Federasul foi extremamente importante, pois reuniu representantes das Missões e Fronteira Noroeste para definir as 10 macro-oportunidades de questões que estão travando o desenvolvimento da região e que certamente cabe ação de curto e médio prazo da Federasul. Além disso, a união das regiões demonstra que todos estão focados no desenvolvimento regional”.
CONFIRA AS DEMANDAS APRESENTADAS:
– Ampliação do Aeroporto Regional;
– Ampliação de voos (incentivo tributário ao querosene);
– Aprovação da Lei dos Cassinos;
– Ponte Internacional (Porto Xavier/Porto Mauá) e suas concessões;
– Conclusão da RS 305;
– BR 472 – Porto Xavier – São Borja;
– Ferrovias (Short-Lines);
– Usina Hidrelétrica de Garabi (Energia Elétrica);
– Porto Seco;
– Ampliação do limite de velocidade da RS 344 (Entre-Ijuís – Santa Rosa).
Este foi o 3º encontro que aconteceu no Estado. Duas regiões já sediaram o Fórum e ainda faltam mais cinco encontros, nas diferentes regiões do Estado, para mapear as 10 macro-oportunidades regionais e, ao mesmo tempo, difundir ações vencedoras que auxiliam a transformar o Rio Grande do Sul. As demandas apresentadas na região das Missões já serão tratadas a partir de hoje.
Os resultados dessa iniciativa, em parceria entre a Federação, juntamente com líderes regionais e 155 entidades filiadas, serão apresentados no 15º Congresso da Federasul, que acontece no mês de outubro, em Gramado e terá a participação do governador Eduardo Leite.
Fotos: Margarete Maciel