NOTA
NOTA
Santo Ângelo, 05 de novembro de 2018.
A Associação Comercial, Cultural, Industrial e Agropecuária de Santo Ângelo (ACISA), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santo Ângelo (CDL) e o Sindilojas Missões vêm por meio desta, manifestar ao novo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a quem mais possa interessar que, mesmo antes de assumir, já causa tristeza, pelas primeiras ações que vem tomando.
A primeira ação proposta – de manter a elevada cobrança de ICMS em 1% para vários produtos, e 5% na gasolina, energia elétrica e telefonia, atingindo diretamente os gaúchos – seguindo o caminho mais fácil para os governantes.
É necessário e urgente que alguém assuma a responsabilidade de cortar as despesas e benefícios, melhorar a gestão e promover o aumento na arrecadação pelo crescimento da movimentação na economia e nos negócios.
A fórmula continua a mesma e novamente não irá funcionar. Acreditamos que com o aumento de impostos e o não pagamento das dívidas ao Governo Federal, o Estado continuará quebrado. Tomando as mesmas atitudes, irá gerar, invariavelmente, os mesmos resultados que sempre gerou.
A cada dia, mais empresários e empreendedores – que recolhem seus impostos no RS – irão se mudar para outros Estados que tenham competência de fazer diferente do modelo atual. Evasão essa que existe hoje e caso a conduta do governo continue assim, será intensificada. As entidades entendem que essa forte carga tributária vai terminar de quebrar o Estado, prejudicando a recuperação econômica, resultando em corte de vagas e inviabilizando novos negócios
Em nossas empresas, a solução seria aumentar o preço dos produtos, pois nossas despesas também aumentam, porém, isto é impensável nos dias de hoje; enquanto que no Governo do RS, é o que costumam fazer.
Nas últimas quatro décadas, o Governo Gaúcho gastou mais do que arrecadou em praticamente todos os anos. O saldo negativo foi aumentando, os juros viraram uma bola de neve e não há mais de onde tirar dinheiro para pagar as contas. Sendo assim, é necessário e urgente encontrar uma saída para driblar a crise, como a renegociação da dívida com a União, além de resolver questões como o elevado custo da folha de pagamento e o rombo da Previdência.
A ACISA, CDL e Sindilojas Missões acreditam que os Poderes Executivo e Legislativo Gaúcho precisam atuar de forma conjunta nesse momento crítico, comprometidos não apenas com o momento presente, mas também com o futuro do Estado do Rio Grande do Sul. O povo Gaúcho é trabalhador, empreendedor e desbravador, porém não é feito para sustentar uma máquina pública ineficiente e sem coragem de enfrentar os problemas. O governo não pode parar este Estado por falta de gestão.
#AumentoICMSNão
ACISA, CDL e Sindilojas