Candidatos a prefeito de Santo Ângelo participaram de encontro com os empresários
Começou na noite de segunda-feira, 5 de setembro, a programação dos encontros com os candidatos a prefeito de Santo Ângelo. Promovido pelo Sindilojas Missões, ACISA, CDL, Sindigêneros, Sindicato Rural, URI e IESA, o encontro teve como objetivo ouvir dos candidatos qual o planejamento que eles fazem a respeito dos próximos quatro anos para o município.
As entidades buscaram saber se o candidato tem conhecimento da atual crise que enfrentam as prefeituras e se já planejou ações concretas para seu enfrentamento. Empresários afirmam que a desculpa de que não há como gerenciar o município em função de falta de dinheiro e excesso de dívidas não será aceita depois da eleição.
Neste formato, apenas os candidatos responderam às perguntas das entidades, que passam agora a elaborar uma carta aberta com uma série de sugestões e reivindicações, para ser entregue ao eleito, em 2017.
Paulo Azeredo falou aos empresários
Na abertura do encontro, o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, disse que os empresários precisam ouvir dos futuros candidatos o que eles planejam para o município, para poder decidir em quem votar. E que os encontros foram pensados no sentido de ouvir os candidatos.
Durante meia hora, o candidato Paulo Azeredo explicou os principais pontos que norteiam seu plano de governo. Depois, ele respondeu aos questionamentos dos promotores do evento, que foram sorteados entre 12 temas escolhidos pelas entidades.
O presidente da ACISA, Douglas Winter Ciechowiez, ao encerrar o encontro, destacou a importância da participação do empresariado nas discussões sobre o futuro político. Segundo ele, os candidatos precisam ouvir a classe empresarial e educacional do município, que sempre teve grande contribuição para o desenvolvimento de Santo Ângelo.
Durante o encontro foram sorteadas perguntas aos candidatos. O diretor-geral da URI, Gilberto Pacheco; o presidente do Sindicato Rural, Claudio Duarte; o diretor-secretário da CDL, Carlos Alberto Gonçalves; o diretor do IESA, Gilberto Kerber; e o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, fizeram as perguntas neste primeiro encontro.
José Lima expõe plano de governo aos empresários
Como o segundo candidato a prefeito de Santo Ângelo a ser ouvidos por empresários de Santo Ângelo, durante o Encontro com os Candidatos, José Lima Gonçalves esteve no auditório da ACISA, na noite de terça-feira. Ele expôs alguns detalhes de seu plano de governo, e participou do Encontro que durou uma hora. O candidato falou aos empresários durante 30 minutos, e respondeu aos questionamentos elaborados pelas entidades. No final do Encontro, ele entregou ao presidente da ACISA, Douglas Winter Ciechowiez, uma cópia do Plano de Gestão dele e do candidato a vice-prefeito, André Marques.
Na abertura do encontro, o diretor-geral da URI Santo Ângelo, Gilberto Pacheco, deu as boas-vindas ao candidato e membros da coligação “Experiência e Renovação”, do PMDB/PR. Ele destacou que as universidades e entidades querem o melhor para Santo Ângelo e, por estarem preocupadas com o momento difícil que a economia atravessa, precisam saber qual o melhor plano de gestão para o município e, com isso, ajudar aos empresários a decidir seu voto.
O diretor do IESA, Gilberto Kerber, ao encerrar o encontro, falou das expectativas quanto aos projetos que envolvam setores público e privado, enfocando a necessidade de mais união pelo fortalecimento da economia local.
O presidente do Sindicato Rural, Claudio Duarte; o diretor-secretário da CDL, Carlos Alberto Gonçalves; o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; o presidente do Sindigêneros, Dari Zanuso, e o presidente da ACISA, Douglas Winter Ciechowiez sortearam as perguntas feitas ao candidato.
Jacques Barbosa apresenta plano de governo para sua gestão como prefeito
Como penúltimo candidato a prefeito a ser ouvido pelas entidades na noite de quinta-feira, o engenheiro Jacques Barbosa, que concorre ao cargo ao lado do candidato a vice-prefeito, Bruno Hesse. Por uma hora, empresários e lideranças ouviram do candidato suas principais ações caso vença a eleição em outubro de 2016, e respondeu aos questionamentos das lideranças promotoras do Encontro.
O presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, deu boas-vindas ao candidato e sua comitiva, enaltecendo as parcerias com as entidades para a realização desses encontros, que trazem luz às dúvidas existentes quanto às futuras administrações.
O presidente do Sindicato Rural, Cláudio Duarte, no encerramento do encontro, destacou a preocupação das entidades com o empobrecimento dos municípios, e a grave crise financeira que afeta diversos setores, explicando que se espera um gestor com capacidade para lidar com a crise e buscar a superação, investindo no município e proporcionando o desenvolvimento tão almejado pela comunidade.
O candidato Jacques Barbosa integra a coligação “Pra Frente Santo Ângelo”, dos partidos PDT / PC do B / SD / REDE / PSB / PTB.
Durante o encontro foram sorteadas perguntas aos candidatos. O diretor-geral da URI, Gilberto Pacheco; o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; o vice-presidente da CDL, Roque André Casarin; o diretor do IESA, Gilberto Kerber; e o presidente da ACISA, Douglas Winter Ciechowiez foram os responsáveis pelos sorteios e as perguntas.
Paulo Leal encerra ciclo de encontros com candidatos
Entidades representativas da classe empresarial e educacional do município concluíram na sexta-feira, 9, o ciclo de encontros com os candidatos a prefeito de Santo Ângelo. O último candidato a apresentar seu plano de governo foi o advogado Paulo Leal, do Partido dos Trabalhadores, que esteve no auditório da ACISA acompanhado do seu candidato a vice-prefeito, o professor universitário Cênio Back Weyh.
Na abertura do encontro, o representante da CDL, Carlos Alberto Gonçalves, deu boas-vindas aos presentes, e destacou a importância da mobilização e a participação da comunidade, dos empresários e demais setores nas discussões das eleições, principalmente por ser um assunto que vai refletir no futuro deste município.
Durante meia hora o candidato Paulo Leal explicou os principais pontos que norteiam seu plano de governo. Depois, ele respondeu a perguntas sorteadas pelo presidente do Sindigêneros, Dari Zanuzo, o diretor-geral da URI, Gilberto Pacheco, o presidente do Sindicato Rural, Claudio Duarte; o diretor do IESA, Gilberto Kerber; e o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi.
Ao final, o presidente da ACISA, Douglas Winter Ciechowiez, agradeceu a todos que se mobilizaram durante toda a semana para acompanhar os encontros, e, também, a todas as coligações e candidatos por terem respondido imediatamente ao convite das entidades.
Texto e fotos: Edna Lautert – Assessora de Comunicação do Sindilojas e Eloiza Cielo – Assessora de Comunicação e Marketing da ACISA.